terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Segunda postagem, a primeira foi uma foto sem cores vivas


Um dia, nas férias de janeiro de 2005, numa praia chuvosa, escrevi o primeiro texto da coluna ‘Diário, depressão e fama’, publicada durante 464 dias na Folha Online (talvez o texto, ‘Praia com chuva’, ainda se ache na rede. Procurei e não encontrei).

Hoje, em casa, longe do mar (pena) e da areia (graças a Deus), não chove, mas há duas coisas em comum com aquele dia: é janeiro e estou deprimido pra caramba. Depressão imobiliza, me impõe ao lar, não componho nem continuo o romance que comecei ('Duas putas não bastam'), e dificulta o trabalho cotidiano, aquele que traz dinheiro pra casa. Só tem uma vantagem: dá vontade de comunicar a própria depressão. Algo como uma necessidade de chorar as pitangas com outros no mesmo estado. De consolar e de ser consolado.

Mobiliza procurar os irmãos, semelhantes meus.

Deprê, cumpro malemá as tarefas do dia-a-dia, e apenas quando tenho companhia. Como criança que precisa de papai, mamãe ou babá para fazer a lição de casa. Mesmo assim -– só acompanhado -–, é melhor que nada: dá pro sustento. E pra pagar a análise. Sozinho, fico na cama. Mas hoje, milagre, resolvi escrever. Escrever, consigo. Sozinho. Às vezes.

A análise é a única coisa boa que posso me proporcionar atualmente. Fora isso, não saio de casa nem que a vaca tussa e vá pro brejo. Às vezes, um amigo ou amiga vem me salvar e levar ao cinema. E meu filhoca também, quando quer ir ao Parque da Mônica. Ele está com 5 anos e meio e outra atividade nossa é lutar Pokemón: os dele são Butterfree, Celebi, Mew, e outros que esqueci. Os meus são Pikachu, Snorlax (o pokemón mais deprê da face da terra dos pokemóns: dorme o dia inteiro), Psyduck, Squittle e os poderosíssimos Unows (se é assim que se escreve). Ele chamou nosso desenho (acima) de 'O mundo em trevas salvo por pokemóns luminosos'. São pokemóns originais, de lavra familiar.

Nas nossas batalhas, ele ganha sempre, pois não aceita perder. Estou tentando ensiná-lo a perder. É tarefa difícil para um pai deprimido, que já se sente um perdedor. Mas: melhor um perdedor do que 'a winner' no sentido yuppie e rasteiro de filmes americanos e shoppings iguatemis (putz, mencionar yuppie equivale a dizer gumex, ou seja, mostrar a certidão de nascimento, revelar a idade). Quando foi mesmo que aqueles engomadinhos-gumex reinaram, antes de Tom Wolfe acabar com eles?

Quase desisti do blog. E, para dizer a verdade, isso aqui é um rascunho. Ainda nem sei se publico.

Como ia dizendo, a análise é o melhor que consigo fazer por mim no momento. Tenho um analista dez: Khyr. A gente só aprende merda fazendo análise. Tudo aquilo que não quer nem olhar, quanto mais ver. Vejo que não sou nada parecido com o que gostaria. E que só é possível ser como se é. É foda, ou melhor, não é foda, pois foda é coisa boa.

Sabe o pintor de ‘Contos de Nova York’, que tem que se envolver em relações amorosas doentias para produzir suas obras? Sabe o vendedor de armas de ‘O Senhor das Armas’ e o vendedor de cigarros de ‘Obrigado por Fumar’, que trabalham nisso apenas porque "sou bom nisso"? Pois é, esses caras lograram encontrar energia para viver, e até produzir riqueza e fama, alimentando-se de ações política e eticamente incorretas. Estou encontrando o meu caminho, também incorreto. Mas ainda não consigo aceitá-lo.

Se conseguir, a primeira providência será trocar o termo ‘neurose’ por ‘singularidade’. É mole, para quem foi criado numa família classe média baixa católica, em Ourinhos, SP? Cresci nas décadas de 50 e 60, pô!

Meus irmãos, semelhantes meus, eis um dinossauro. Estou em extinção. Ainda bem que meu filho gosta de dinossauros, além de pokemóns.

3 comentários:

Laura_Diz disse...

Entendo tudinho que vc sente. Sei bem o que é depressão. Felizmente ando controlando minhas tristezas. Tenho dois adolescentes em casa, não quero ser triste demais nunca mais.
Se sinta abraçado por mim, gostei de vc. Laura

Unknown disse...

Não dá pra encontrar a coluna original por vias "normais", mas ela ainda está lá, junto com todas as outras: http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/diariodepressaoefama/ult2855u1.shtml
Veja esse endereço, termina com ...u1.shml. É só ir trocando por 2, 3, 4...

Unknown disse...

Que beleza de retorno... você é um fenix!!! O texto está ótimo!! Quero textos bons toda semana, não quero espera meses novamente.