segunda-feira, 7 de maio de 2007

A vingança darwiniana (e santista)


Se a vingança não tivesse uma finalidade fundamental, não seria tão gostosa. Comer, dormir e amar também são muito gostosos. A natureza nos premia sempre que fazemos algo que nos preserva e nos melhora: nos dá prazer.

A sabedoria popular, que nem sempre é sabia, neste caso corrobora e sofistica: vingança é um prato que se come frio.

O budismo diz que aprendemos muito mais com nossos inimigos do que com nossos amigos. Koellreutter (para quem não conhece: vale a pena uma visita google) agradecia aos seus inimigos intelectuais, que o fizeram pensar profundamente em respostas a dar-lhes. Imagino seu prazer quando encontrava boas respostas: vingança.

Luxemburgo mandou um recado a Pedro e Tiuí: aproveitem o bicampeonato do Santos, vocês também o construíram. Tapa em luva de pelica ou a outra face: profundamente civilizatório. Pelo que sabemos, para unir e motivar o time, Luxa não incitou o ódio contra os dois, apenas sentimentos positivos a partir do que os jogadores construíram anteriormente na campanha. Alguns jogadores choraram. E, depois, comeram a bola. Jesus e Ghandi aprovariam. Mas imagino o quanto o ódio pelas deserções de Pedro e Tiuí inspirou Luxemburgo a bolar o tal vídeo motivador. A gente sabe que Luxemburgo pode ser tudo, sobretudo inteligente, mas nem um pouco bonzinho. Agora, imagino Luxemburgo esfregando as mãos e pensando na burrice dos dois e na “esperteza” e do empresário deles. Essa vingança deverá lhe dar tanto prazer quanto a de ganhar um campeonato paulista.

Outra corroboração ao tema – esta, mistura de vingança e amor – é o tesão gerado pela raiva de cônjuges que precisam de vingança, tesão que possibilita o adultério e que cessa uma vez saciada a raiva (não quando saciado o tesão, que nem existia de fato, pois que não dá início a um novo relacionamento, não era essa a sua função): o prazer acaba – recebe-se o prêmio – quando a raiva é saciada. Ou seja, raiva dá tesão, para se vingar. Tudo muito darwiniano. E o destinatário da vingança, se inteligente, se souber aproveitar a dor, aprenderá algo. Aprender também dá prazer.

Jesus quis nos poupar de sermos objetos de vingança quando ensinou (na verdade, reciclou, dizem eruditos) o amor ao próximo como a si mesmo. Por outro lado, promoveu uma forma sofisticada de vingança, talvez a mais terrível: dar a outra face. Ghandi corroborou. É uma pena que os resultados da técnica proposta por Jesus e Ghandi sejam tão demorados.

8 comentários:

Leituras disse...

Arrasou!

anna disse...

mantovani, não acho que dar a outra face seja vingança. acho que é uma oportunidade ao ofendido de amar o inimigo do momento como se ele mesmo se ama e ao ofensor a possibilidade de arrependimento, pela ação proposta absolutamente inédita e surpreendente.

no mais, luxemburgo é um porre, mas tocaria ele pelo dunga de olhios fechados.
é bom técnico, senão um dos melhores.

Hermelino Mantovani disse...

Ok, Anna, entendo, também como você, que dar a outra face é uma proposta surpreendente diante do mal que nos fazem, principalmente porque dá a impressão de ser a superação do desejo e do prazer de vingar-se. Mas... será que não é uma ação motivada justamente pelo desejo e pelo prazer de vingar-se?

Hermelino Mantovani disse...

Sérgio Zeigler ou Irajá Menezes? Quem escreveu "arrasou" e assinou Leituras?

anna disse...

olha, mantovani, sendo fundadora da liga das senhoras católicas de santana não considero essa possibilidade, ainda mais agora na presença do papolino e seu bat-papamóvel acelerado! é... ele não desfila, ele corre.

Leituras disse...

Irajá Menezes escreveu "arrasou" e assinou Leituras.

Andreia disse...

Dar a outra face é como mostrar ao outro um espelho retorcido e fazê-lo enxergar quão horrível ele é. Ainda não conheço forma de vingança de mais alto nível.

Helayne disse...

Querido Mantovani Neder... Estou aqui para me vingar, pois a colaboradora e suporte técnico do ... (leia como propaganda)Blog:
www.buenopues.blogspot.com ... entrou no seu Blog, fez comentário pra você e nao fez propaganda do nosso Blog... Estou farta!!!

Eu me mato de tanto pesquisar HTML e ela nem pra fazer uma referência pequenininha que seja.

Chega!!! Agora eu fiquei "nivosa".

Dar a outra face uma pinóia!!!

(Pinóia tem acento?!?)

Nao importa...

Eu fico quebrando a cabeça pra escrever... e o único comentário foi de um cara que queria vender camiseta personalizada... E ela aqui (a Andreia - suporte técnicoooo) fazendo comentarinho
pro cê... ah! tá bom...

"Assim nao dá...assim nao pode... companheiro"!!!

Eu quero ter meus "minutim di fama" também, afinal eu também tenho depressao!!!

E pra mostrar que eu sou muito coerente e que eu posso ser superior (tipo... tô por cima da carne seca), deixa lá no Blog um comentário... Vai... please!!!

Pode até falar que é pra ela... porque eu sou uma deprimida muy...pero muuuuuy... resignada.

A ver... se você nao escrever para "nóis" vou me vingar comentando "todas" (leia bem), TODAS as suas entradas!!! Vou comentar o que você escreve e mais o que a Anna escreve também...

Ps2: ANNA você também pode entrar lá... Viu!!! e o LEITURAS...

Agora eu vou terminar minha propag... Ops!Comentário.

Abraço e muita sorte...

Desculpa a brincadeira... mas... "por que você nao passa lá... você tem meu endereço...você sabe onde moro... mas, você nao passa lá"

Helayne