domingo, 20 de maio de 2007

Hoje em dia o meu destino não vive em paz


Lamartine Babo escreveu "Hoje em dia o meu destino não vive em paz / O balão de papel fino já não sobe mais / E o balão da ilusão levou pedra e foi ao chão" como versos finais de sua famosissíma A hora da fogueira que cansaremos de ouvir de novo em junho, nas festas. O final da letra é deprê, mas ninguém se lembra muito bem dele. É regularmente cortado dos usuais pupurris de gravações juninas.

Todo mundo prefere o trecho que diz "Chegou a hora da fogueira, é noite de São João / O céu fica todo i1uminado / Fica o céu todo estrelado / Pintadinho de balão / Pensando na cabocla a noite inteira / Também fica uma fogueira dentro do meu coração / Quando eu era pequenino de pé no chão / Eu cortava papel fino pra fazer balão /E o balão ia subindo para o azul da imensidão".

Ou seja, preferimos paixão, ilusão, euforia e infantilidade a depressão. Só que a depressão é mais evoluída, já dizia Freud. Não sei se Lamartine era deprê ou se só seguia aquele desgraçado banzo brasileiro que fez gerações inteiras de artitas preferir música de fossa, Maísa, Antonio Maria, o meu mundo caiu e filmes nacionais com final infeliz. Ainda bem que isso passou.

Tô sabendo que me manifesto paradoxalmente: defendo ou não a depressão? Claro que não, mas quem negaria sua utilidade para a arte, para a auto-reflexão, a tomada de consciência da crueza de nossa passagem pelo planeta? Para a maturidade, a preparação do fim inevitável.

E como é legal este trecho da letra "O céu fica todo i1uminado / Fica o céu todo estrelado / Pintadinho de balão". Nada como inversões repentinas para nos acordar.

5 comentários:

anna disse...

com certeza ficamos melhores - mais gratos, pacientes, mansos - depois de um desertão, de uma deprê.
o foda é ter que passar por ela prá alcançar esse estado.

Hermelino Mantovani disse...

Cara Anna, você tem sido o oásis no desertão de comentários que resseca o blog. Muito obrigado.

anna disse...

tenho divulgado este endereço.
aguarde a turma!

Hildegard disse...

Cade voce aqui??? bjs

Hermelino Mantovani disse...

Eba, a holandesa voadora apareceu!