segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Beleza, arte e esperança

O papel da beleza e da arte é nos dar esperança. Na verdade, trata-se apenas de beleza: aquela criada pela natureza e a criada pelo homem. Diante do belo, do bem acabado, sentimos que algo maior é possível, foi alcançado.

Isso nos dá a esperança de fazer alguma coisa boa com nossa vida.

(É bom ter cuidado com as pessoas bonitas. Se forem apenas bonitas, ou seja, se não criaram uma "obra de arte" com sua própria vida, a esperança que nos despertam pode ser enganosa.)

13 comentários:

Unknown disse...

Hermelino,

Me desculpa a franqueza e como diria uma amiga o que nao gostar ou nao concordar joga fora.

Você se acha uma pessoa bonita?

Sabe, (eu já te disse isso por e-mail), já pensei em parar de escrever aqui, por um único motivo:

Muitas vezes nao me sinto bem lendo o que você posta e de fato me sinto um verdadeiro "jumento" quando nao sei o que responder.

Sempre me dá a "sensaçao" de duplo sentido... nada é muito claro... e talvez nao devesse ser, pois o Blog é seu... mas, posso (ainda) considerar que tenho espaço aberto para comentar aqui.

Talvez, me sinta assim por entrar de cabeça nas coisas que me proponho a fazer...incluso escrever no seu Blog (que de fato é uma mao única - já que nao há troca nem de energia, nem de nada!)

O seu Blog é ou deveria ser uma obra de arte...onde a gente que gosta muito ou simpatiza com você, entra e reflete... e tira uma liçao triste ou engraçada... sem o ponto de ?

Quero dizer que a diferença do que você escreve ou escrevia na Folha de SP é BRUTAL!(Tanto em termos de qualidade como de quantidade)Isso comparando com o que você vêm propondo em seu Blog.

Eu te disse que nao te conhecia, mas, passei a ler e valorizar a sua pessoa como Profissional.

Hermelino,

A esperança é minimamente fundameltal na vida gente. Nao sendo assim... como?

Você que é um cara vivido, descolado, com tantos títulos... me fala como? Como viver sem ter esperança?

Ontem, minha mae me escreveu dizendo que meu vô de 84 anos, usando fraldas havia saído da Clínica (é ... DEsapareceu! em SAO PAULO) desde as seis da tarde de sábado, sem documento, sem nada!

Meu vô um homem ranzinza, sempre irritado com a vida, de mal humor, nao deixava minha vó assistir novela, nem sentar no sofá que "era dele"... Hoje, é nada mais, nada menos que um homem só... Ele, depressivo e nervoso... afastou muita gente boa pra longe dele... inclusive os filhos...

Ele que apareceu depois de 48 horas, caido no chao de uma estaçao de ônibus. E disse que havia saído para pescar!

Eu, nao quero pena nem piedade, mas, gostaria sim que você refletisse um pouco sobre a beleza humana... e principalmente. Sobre os valores que você vêm colocando para dentro de si mesmo.

Imagens bonitas, cor, vida, troca, sentimento, faz parte... independente de qualquer tristeza ou duvida que possa surgir no caminho...

Muitas liçoes de amor e colaboraçao a gente tira no mais feio dos mortais...

Cuidado ... pra nao enganar os outros com a sua depressao.

Helayne

Hermelino Mantovani disse...

Helayne,

As percepções que cada um de nós tem da realidade é completamente diferente, não é mesmo? Mas te garanto que não cultivo o duplo sentido, a ironia ou o sarcasmo.

Obrigado pela sinceridade.

Me acho bonitinho.

Unknown disse...

Bonitinho é um feio arrumadinho.

Hildegard disse...

Beauty (and meaning) are in the eye (and mind) of the beholder.....
Quer dizer, cada um veja o que quer ver e entende como consegue entender..

Unknown disse...

It looks at for me! Here nao I see more the beauty that before had... good bye!

ja je vais tard... Adios!

Tchau ... Fui :)

Good luck

Deus abençoe os tradutores Free!!!

Deus abençoe a América seja qual for...

Hildegard disse...

OOPS
Depois de falar com o meu consultor de Língua Portuguesa(rs): Cada um VÊ... (em vez de veja....)

Hildegard disse...

Puxa vida Helayne, porque você leva tudo para o lado pessoal?

Anônimo disse...

é... faço coro com a Helayne... às vezes me deprimo por não ter o que falar... (pra evitar o "fala demais por não ter nada a dizer")... Mas pra não dizer que não falei de flores, prefiro o belo eterno... Aquelas obras, que serão belas pela eternidade (tipo Marilyn, Gaudi, Van Gogh, Mozart...)

Hermelino Mantovani disse...

Depois daqueles Baudelaires, achei que o Irajá comentaria meu textículo.

É, Sergio Murilo, até que você tem bom gosto.

Leituras disse...

Sabe o que é, Hermê? me intimidei porque o pessoal ficou muito ligado no tamanho dos meus Baudelaires; quase não se falou do prazer que eles, eventualmente, poderiam proporcionar; então acabei meio ninguém me ama, ninguém me quaire.
Comentarei; mas, em princípio, adianto que achei o seu, apesar de pequenininho, um grande textículo.

Hermelino Mantovani disse...

Irajá,

Vindos de você, os Baudelaires são bem vindos. De qualquer tamanho.

Leituras disse...

Para prosseguir na conversa, estou recolhendo trechos de textos que versam sobre a questão do Belo e de sua Apreensão.
Citar me excita.

Leituras disse...

Benedetto Croce:

A arte é visão ou intuição. O artista produz uma imagem ou fantasma; e quem aprecia a arte dirige o olhar para o ponto que o artista lhe apontou, olha pela fresta que ele lhe abriu e reproduz em si aquela imagem.

[...] uma aspiração fechada no círculo de uma representação, eis a arte; e nela a aspiração está somente pela representação e a representação só pela aspiração.

texto completo em: www.irajamenezesleituras.blogspot.com search = Croce (august 26, 2006)