sexta-feira, 2 de março de 2007

Ponto X


PontoX.wma

Esta expressão informática aí em cima, PontoX.wma, não parece um link, pois não está sublinhada, mas é: clique nela e você ouvirá este pobre diabo, que lhe remete esses mal traçados posts, a cantaire 'Ponto X', parceria com Luiz Pinheiro e arranjo onze para piano de Ricardo Breim. Onze é dez + 1, o máximo mais um, a nota máxima que dou a alguém ou a alguma coisa.

'Ponto X' é a faixa de abertura de 'Cássia secreta', o CD que Luiz Pinheiro e eu lançamos com as nossas canções que Cássia Eller cantava. Quando o disco já estava pronto, Eugênia, sua famosa e doce companheira, nos contou que Cássia gostava de cantar 'Ponto X' na intimidade do lar. Então resolvi que eu, finalmente, cantaria uma das faixas do CD.

Abaixo vai a letra e as cifras para acompanhamento, como o próprio Breim anotou a partir da harmonia original, levemente alterada por ele, que não é desses arranjadores estúpidos que crêem que a primeira coisa que se deve fazer, ao arranjar, é mudar a harmonia do compositor e enfiar uma levada da moda, muderna, americana.

Breim, o mestre, o profundo, o melhor músico entre todos os que conheci, ouve a canção. Ouve-a e entende o que ela pede. E, então, faz isto: obedece a canção.

Ponto X
(Hermelino e Luiz Pinheiro)

Am
---Que menina!
G4 ---------------- G ---------- Bb
---Por que me seduz com um jeito
------------E7 --Dm/F
---Tão Marilyn
E--------------------------------- Am -- Em F7M
---Que será que você quer de mim?
---------Am
---Esses olhos
G4 ----------- G ------ Bb
---Procuram o ópio em fitas
----------- E7 -- Dm/F
---De cinema
E - Dm7 ----------------- Bb7 Am
---Cair na real é um problema
Em7(b5)/A -------------- A
---Sonha com junkies em berlins
-------------- Bm7(b5)
---Dietriches, james deans
E7
---Em cores e efeitos
Am ------ F#m7(b5)
---Audiovisuais
--------- B
---Especiais
------ Dm6 E
---Demais
Em7(b5)/A --------------- A
---São tantos filmes em cartaz
-------------- Bm7(b5)
---Que te alucinam
E ------------ Dm6 -- E
---Gata, tudo isso é lindo
Am -------- F#m7(b5)
---Mas decidi
---------------- B
---Eu não vou mais
-------- Dm6 E
---Mentir
-------- F
---Pensar em mim
------- E4 E
---Preciso
-- F
---Eu já sei
---------------- B7/F
---Agora eu cheguei
------------- E -- Dm/E -- E
---Ao ponto X
-------- F
---Pra ser feliz
----- E4 -------- E
---E vou ser sim
-- F
---Sem você
------------------ B7/F
---Mesmo com você
--------- E -- Dm6 -- E
---Até o fim

Nenhum comentário: