quarta-feira, 27 de junho de 2007

Comentários do subterrâneo



Esse lance de os Comentários ficarem meio escondidos no blog é cheio de significados. Parece o inconsciente, o freudiano mesmo. É lá que a parte mais interessante acontece, onde pessoas diferentes, como lados diversos de uma personalidade, se manifestam. Os blogs têm uma personalidade tônica, a do ‘hospedeiro’, como diz Rodrigo refugiado em seu umbigo, também conhecido como Rodrigo não quer abrigo, velho companheiro dos tempos da Online e meu atual consultor para bloguices. Mas as personalidades dominantes são os comentadores.

Os comentadores têm alguma afinidade com o blogueiro, caso contrário, não se dariam a escrever. E há gente que escreve longamente, como Helayne e Andréia (juntas Andrayne) do blog http//Buenopues.blogspot.com , Gloria sem acento dos Malavoglia Brother, e o próprio Rodrigo, que escreve para o email disponível aos que não gostam de conversas públicas. Há uma nova leitora que também prefere o anonimato, Dulce M. Um dia, converto essa gente para a luz que entra pela janela Comentários.

Na minha modestíssima opinião, que, aliás, por ser modestíssima, não deveria ser expressa publicamente, já que a publicação lhe confere uma profunda suspeita de falsidade, mas como dizia, na minha modestíssima, vejo uma relação entre o consciente e a página principal do blog, e entre o inconsciente e a janela Comentários, que fica ali, dando uma de João sem braço, no pezinho das postagens.

Tive uma analista, Luz, que gostava de usar a expressão “desenvolvida” para se referir a pessoas mais... desenvolvidas. Acho que ela queria dizer ‘amadurecida, não religiosa’. A minha concepção de desenvolvimento pessoal é ‘compreensão do conceito de inconsciente e contato com o próprio’. Como diz outro analista, Khir, psicanálise só serve para a gente se conhecer melhor e saber por que faz o que faz.

Mas, como dizia Euzinho Mantovani, Comentários está fervilhando de provocação, invocação e outros tipos de ação. Ali, têm voz, entre outros, Anna, Hilde, a holandesa voadora, Satie, Irajá do Blog Leituras, todos meios escondidos, mas a verdadeira vida interior do blog. Como diz Luiz Pinheiro, analista e meu parceiro de canções e interpretações, o inconsciente é muito inteligente.

E eu sou esperto, generoso, interesseiro ou puxa-saco. As interpretações variam.

16 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helayne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helayne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helayne disse...

Herme... Você pode ser puxa-saco, mas, é super linnnndoooo...... Adorei... amei... fiquei feliz pra caramba de ler "comentários do subterrâneo"... Você acredita que eu e Andreia estávamos nos perguntando sobre onde você poderia estar!!! Sumiu... Mas, depois reapareceu de forma magistral...como Fênix...que surge das cinzas... Valeu! Escreve mais coisinhas pra gente ler...viu!

Um abraço e sorte!!!! Helayne

Hermelino Mantovani disse...

Garotas Andrayne, obrigado. Ainda não pude retribuir devidamente, visitando o blog de vocês. Mas esse dia chegará. Vocês sabem que a característica principal de um depremido é a lentidão. No meu caso, isso se junta ao perfeccionismo e tudo fica realmente mui-to d-e-v-a-g-a-r.

Quem postou os comentários excluídos teve a gentileza de identificar-se em um dos meus endereços pessoais. Valeu. Agora ele poderia dar um jeito de postar algo decente, de maneira que o número de comentários não configure propaganda enganosa. Lá aparecem, agora, com este meu, 5 comentários; mas, de verdade, são apenas dois.

Helayne disse...

Herme...Querido...Herme!

(Já me sinto muito íntima)

Segundo comentário (demonstrando personalidade impulsiva)

Já que vamos caminhar pelas entranhas da Psicologia ...lá vai!

...meu "mais" novo comentário modesto de luz...

E se me permite te "amolar" ...como diria minha vó. Vou escrever longamente ... Ok!

Pensando bem... Meu EU quer escrever mais... Entao, é pra já!

... Tô feliz, porém, confusa...

Bem feito!!!rsrsrs...

Quem mandou provocar...

Se... O inconsciente é LUZ...

O inconsciente do "BuenoPuesNada" tá bem fraquinho! Além do Rodrigo
(garoto propaganda de camiseta personalizada) e óbviamente minha
mae... ninguém mais comenta...

Ah! Também tem o "Habitantes" que é amigo da Andreia e é muito gente boa... Eu comentei no Blog dele primeiro, daí ele escreveu um comentário lá uma vez...

Tá!!!

A Andreia comentou um dia desses por que eu puxei o saco dela com uma "história" de que escrever é 50% trabalho(blá,blá) e por aí vai...

Me explica ... ou Freud explica?

O que faz meu EU conectar com os inconscientes do meu EU?!?

Caramba! Estou profunda...Tá acompanhando? Acorda Neder!

"A veura"...
Se você faz parte do meu inconsciente "imaginário"...

Tenho consciência de que você é imaginário... sacou?

Me diz...onde estou errando?

Já sei Neder... vi a luz!!!

Eu acho que vou escrever uma nova entrada falando do Rodrigo (camisetas personalizadas, da minha mae e do Habitantes)...

Vai rolar uma homenagem bem bacana!!!

Com musiquinha de fundo e bandeirinha de cada país!!!

Pra Andreia eu nao vou escrever coisa nenhuma, pois ainda tô com o comentário "de dar a outra face" por aqui!!!

Bom ...

nao sei ...

e se o Habitantes nao gosta e tirar o link do nosso Blog

do blog dele...

Seria muito p e r i g o s o ...

Nao sei Herme... O que faço EU?

Foi muita LUZ pra uma janela só!!!

Neder...Meu imaginário

Herme...será que dá IBOPE...

Uma entrada ... "Tipo" homenagem...

Nao sei. Deixe-me pensar*

O meu EU pensa daqui e o seu EU pensa daí...

Sinta a Luz entrar... entraararrr!

Abraço e sorte...

Valeu pela propaganda!

Mas... "Nóis" nao vamô pagar nada!

...é tudo free... tá na hora...

agora é free!!!

Helayne disse...

Ai Neder...nossa singela amizade acabou por aqui!!!

Eu (Helayne) "tirei" dois comentários, pois havia escrito "coisinha" com "z"...

e como nao sabia como fazer para "tirar" pedi para a Andreia Andrayne (que quase teve um parto forçado) "tirar"...

Ela por sua vez, tao pouco sabia fazer, foi uma loucura as 2 da madrugada!!!Só pra você nao ler "coizinha"... Foi Punk!

A gente "tava" tao emocionada "meu"... só que "nóis" nao sabe fazer direitinho...entao, foi fazendo estrago...

Chegou uma hora que a gente nao sabia se estava emocionada ou desesperada pra tirar a "coizinha!!!" de lá...


RIRIRI...Você achou que todo mundo já tinha escrito né!!!

Desculpa meu ex(amigo) Neder...

Foi sem querer... Uma grande amizade acabada por causa de uma ...

COIZINHA... Ave Maria!!! Coisinha de nada!

Tchau Neder, Adeus Herme...

Helayne

Hermelino Mantovani disse...

Garotas Andrayne 2,

A Andreia escreveu no endereço secreto e me contou que fui a inspiração para o blog de vocês. Ok, minha semana está salva.

Helayne, você não faz comentários, vc faz poesia. Talvez vc só precise aprender um pouco da lição (eu tb preciso, evidentemente) de José Paulo Paes:

Conciso
Com siso

Prolixo
Pro lixo

Hildegard disse...

Que interessante demais que sou parte do seu inconsciente e nem conheço as outras partes! Estou ponderando as possibilidades imensas.....
Você conhece algumas partes melhor do que outras, gosta muito de algumas, nem conhece outras e provavelmente vai odiar algumas se conhecesse bem. Acho que todas as pessoas que fazem comentários no seu blog têm que ter reunião semanal (sem você) com pauta mais ou menos assim:
1. Conflitos
2. Sentimentos
3. Eleição de Super Ego
4. Quem vai dar os recados para o consciente?
5. Conclusão com muita bebida

Que tal?

Hermelino Mantovani disse...

Hilde, a holandesa, está em pleno vôo.

A idéia das reuniões sem mim é perfeita, assim como a pauta para elas. Legal que todas as reuniões tenham sempre a mesma pauta.

Até agora não consegui decidir qual o item mais importante, mas o mais divertido, eu sei, e nem é o último. É o 3, Eleição de Super Ego.

Gostaria de contribuir solicitando (implorando) que seja proibido o Superego eleito acumular a função de dar os recados ao consciente.

Hilde, você é uma das partes que eu adoro.

Uma holandesa que escrever bem em português! Aliás, a moçada do meu inconsciente escreve bem pra caramba. Please, meet the rhythm of Helayne.

As parte vão se conhecendo: luz no subterrâneo.

Hildegard disse...

Faço um monte de erros em português, mas eu sou a parte que nem liga...

Hildegard disse...

By the way 1: Você é esperto, generoso, interesseiro E puxa-saco..rs

By the way 2: eu quero ser o Id!!!

O id é o reservatório inconsciente das pulsões, as quais estão sempre ativas. Regido pelo princípio do prazer, o id exige satisfação imediata desses impulsos, sem levar em conta a possibilidade de conseqüências indesejáveis.

Hermelino Mantovani disse...

Acho o Id meio... idiota.

Andreia disse...

Antes eu era um mero "popular", nos moldes do Luis F. Veríssimo. Aquele popular que ia com as mãos nos bolsos e um embrulho embaixo do braço. O que foi no armazém e na volta parou para ver a guerra. Nunca está envolvido nos acontecimentos, só assiste. De simples popular passei a transeunte: esse algumas vezes leva uma bala perdida ou vai preso por engano. Agora, como num salto acrobático, faço parte do inconsciente do narrador em primeira pessoa. Isso sim é promoção! Deixou no chinelo meu último grande feito: ir de bicão a um casamento e sair da festa como madrinha do noivo.

Hildegard disse...

Id idiota??? Não acho. É a parte que mais se divirte. Cabe às outras partes tentar achar o equilibrio!
O Id te manda um beijo

Hildegard disse...

PS. Adoro que voce adora!