sexta-feira, 13 de julho de 2007

Budismo


A mulher mais importante da minha vida descobriu o budismo. Ela dá notícias de que está lhe fazendo muito bem.

Esses dias, encontrei uma ex-colega de trabalho que virou budista, quase monja. Ensina os ensinamentos. Ela é professora de um primo meu, que também vai acabar monge: ele até já ensina, vai dar uma aula, nos próximos dias, sobre a concha, um símbolo budista. Deve ser cheia de significados, dá até para imaginar.

Fiquei pensando que a única concha por que me interesso sou eu mesmo. Por isso, sou da psicanálise. Com exceção dos meus rebentos, não estou interessado no mundo, em quase mais ninguém. Vivo fechado na concha, estudando ela. De vez em quando, solto uma pérola como esta. Ainda bem que pérola também tem vários significados.

Contei para a quase-monja, ex-colega, que a mulher mais importante da minha vida vai à Monja Cohen. Ela disse que é de outra linha, japonesa, diferente da dela, tibetana, mas que é legal também, etc et tal. Não dá para imaginar um budista falando mal de outro, mas deu para sentir que há diferenças. Budista é ser humano.

Também contei que um amigo participou de um retiro espiritual com meditação e técnicas de respiração baseadas no budismo. Que a princípio, ele estava meio descrente, mas depois viu que funciona. “É incrível, você começa a respirar do jeito que eles falam e não imagina o barato que dá!” Eles, no caso, são um pessoal que aproveitou a meditação do budismo, mas retirou a parte dos ensinamentos e dos símbolos. Ficou mais ocidental.

Aquele meu primo já tem altarzinho em casa. A mulher mais importante disse que vai pôr um também. Disse que não fede e não junta formiga, que a comida não apodrece porque tiram antes.
Do pouco que sei do budismo, sempre me pareceu a religião mais próxima à psicanálise, esta a ferramenta mais anti-religião que já inventaram para lidar com angústia, desespero, aflição, ansiedade, the works. Outro dia, formulei que o budismo, no oriente, corresponde à psicanálise, no ocidente. Uma pérola.

A mulher-mais disse que não é religião, é filosofia. A quase-monja disse que é religião, sim, com cara de ‘vamos falar português claro’. Essa ex-colega é uma pérola rara. Ela foi presa nos tempos da ditadura. Alguém me disse que foi torturada e deportada. Não sei se é verdade. Sei, porque ela me contou, que os milicos cortaram seus longos cabelos loiros e ela, chorando, gritou para eles “vocês cortaram meu cabelo porque tinham inveja dele”. Acho que tinha uns quinze anos.

Também falou de seu trabalho na França, talvez deportada, como faxineira, dessas que vestem uniforme terceirizado. Disse que ninguém a cumprimentava, que ela se sentia invisível. Desde então, passei a cumprimentar todos os trabalhadores de uniforme. Se bobeio, chamo pelo nome e sorrio. Eles sorriem de volta. Isso, muito antes da tese famosa, acho que paulista, com garis, que demonstra que a ralé-pária de uniforme é invisível de fato. Mesmo que o uniforme seja berrante, laranja.

Quando ela virar monja, vai ficar careca, como sua irmã, que já é as duas coisas, monja e careca. Mas desta vez, não haverá ninguém com inveja envolvido.

Na hora de despedir, nos abraçamos longamente, carinhosamente. E a quase-monja disse “sempre te vejo com amor”. Frase de budista. Eu disse “também sempre te vejo com amor”. Frase que um psicanalisado pode dizer, sinceramente, para um budista.

17 comentários:

Unknown disse...

É muito triste que a gente precise de religião ou ciência para poder dizer e fazer algo tão simples. Por "a gente", digo todos nós e o dia-a-dia em que a gente vive.

Vc sabe, aprendi isso também. Às vezes me odeio por ter tido de aprender. E aprender não adiantou nada se tão poucos querem retribuir com gosto.

Hermelino Mantovani disse...

São poucos mesmo, Rodrigo. Mas talvez não precise de muitos.

Vejamos como está a Seleção do Inconsciente Futebol Clube, agora com a volta de Rodrigo, com novo apelido, 'o-mesmo':

Na zaga: Rodrigo-o-mesmo, Sérgio Murilo, Ataulapa e Irajá Menezes

No meio: Hilde, a holandesa voadora e Euzinho Mantovani

Na linha: Anna, Andreia e Helayne

Estamos precisando de um goleiro e de mais um meio campista.

Hildegard disse...

Socorro... O que faz um meio campo inconsciente virtual??? Eu so gosto de pênaltis.
kId

Andreia disse...

De certo modo é reconfortante saber que há outras formas de budismo, assim como as diversas formas de cristianismo, ateismo, psicanalismo, etc. Enfim somos todos comedores de arroz cada qual com seus 'ismos'. E melhor ainda se isso tudo te inspira a produzir mais pérolas aí na sua conchinha. :-)

Leituras disse...

Diz a Gloria (dos Malavoglia brothers) que quase nunca se chega a ser budista; que a gente, em geral, é simpatizante.

Leituras disse...

Eu, pessoalmente, achei simpático ser simpatizante.

anna disse...

ouvi de uma amigo que a monja cohen, ao ser perguntada se maracutais como dólar na cueca, mala com notinhas de 1 real, etc aconteciam no budismo, ela respondeu que claro. é tudo humano!

e para minha surpresa, soube que ela é ou foi casada.

interessante o celibato por decisão própria,não?

será que a turma do menor país e mais rico do mundo, que têm uns guardinhas medievais na porta dos palácios, não poderiam avaliar essa opção?

Hildegard disse...

Entrevista de Monja Coen (já achei estranho uma monja budista com nome judeu de Cohen...rs) a Max Miranda - Jornal da Manhã
Porque resolveu seguir a tradição Zen Budista?
Por causa do Zazen e de Mestre Dôguen (1200-1253) que escreveu: " - estudar o Caminho de Buda é estudar a Si mesma, estudar a Si mesma é esquecer-se de si mesma, esquecer-se de si mesma é ser iluminada por tudo que existe."

Hermelino Mantovani disse...

Hilde, acho que vc vai entender melhor porque te escalei no meio de campo na próxima postagem.

Irajá, seu comentário foi muito simpático. E viva a Gloria, a gloria dos Malavoglia Brothers.

Andreia, obrigado pelo elogio. Quando vc me elogia, eu sinto uma coisa diferente, boa. Acho que reconheço o toque pessoal. Beijo pro Ataualpa.

Anna, vc precisa ver o Irajá imitando Bento XVI cantar 'Segura o Tchan, Amarra o Tchan': se obedecerem, o Tchan fica seguro, totalmente amarrado. Então a Monja Cohen não perdeu o senso de realidade e humanidade? Bom pra ela e pra quem a ouve, não é?

anna disse...

...darei tudo de si (sic), a equipe busca o futebol de resultados, conforme instruções do professor mantovani.
a gente sabemos que o adversário vem com muitas vitórias, mas a partida só termina quando o juiz apita.

Leituras disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leituras disse...

E o futebol é uma caixinha de surpresas.

Anônimo disse...

Bom... de zagueiro... mas vá lá! Pelo menos o time não tem goleiro, o que o torna único!
Pessoalmente gosto dessa simplicidade e serenidade dos budistas, ou de alguns franciscanos não capitalistas (como o próprio São Francisco). O fato é que venho notando há algum tempo uma intenção de alguns muitos de simplificar a vida material e torná-la mais espiritual-prazeirosa-livre-de-brigações-desnecessárias. Já ouvi falar no tal "slow-motion" americano: gente que vive de forma mais simples, sem plasmas e carros do ano para efetivamente viver. E falo de algo mais universal: nem tanto alma, nem tanto corpo, apenas felicidade e tesão de estar vivo.

Hermelino Mantovani disse...

Sergio Murilo,

Escalei todos os homens na defesa (e as mulheres no ataque) para tornar o time, digamos, mais sólido. Até o Luxa se preocupa mais com a defesa do que com o ataque!

Mas você tem momentos de Daniel Alves (contra a Argentina na final da Copa América), Kléber (do Santos) e do velho Junior. Por exemplo, o último comentário. Minha percepções parecem proximas das suas.

E sou dos técnicos que ouvem os jogadores. Que fazer um teste de volante armador?

Obrigado.

Anônimo disse...

Ah, aceito... Nunca vi um meia armador budista-franciscano, mas creio que muitas vezes o genial de viver passa obrigatoriamente por ver o campo todo - e todos os do time - de forma simples, com a clareza que só temos quando estamos em equilíbrio - inviável nesse nosso sistema de jogo vigente, do "não interessa se o pato é macho, eu quero é ovo"... Mas como se trata do "dream team" do inconsciente - literalmente - jogamos de forma diferente, por tesão e não por obrigação. Daí há tesão, sempre...

Gloria disse...

é isso mesmo Ira. Tirando a Cuca que virou monja e o ex-marido da irmã dela (ex porque se ordenou e não porque se separou como todos nós), aqui por estas bandas só conheci simpatizantes e olhe lá. Acho que deve ser por causa de nossa origem branca, "civilizada", européia que torna toda transcendência algo bem difícil de se alcançar. Exceção feita aos músicos, claro !!

Gloria disse...

Hermê, bem quando eu pensava que vc. tinha me esquecido completamente, li aqui meu nome em citação de nota do autor em pessoa ! A-do-rei.
Cê acha que esse comentário tá mais pra budista ou italiana !? o que!? pergunta besta!?
Bom, confesso que pra mim, italiana que sou, além de brasileira, graças a Deus, quando fui firme simpatizante do budismo anos atrás, aquela parte da iluminação foi bem complicada...