sábado, 7 de julho de 2007

O corpo humano é uma coisa nojenta


Fui à exposição na Oca, o Corpo Humano. Como diz meu amigo gay, mexeu muito comigo. Achei nojento. O que achei mais nojento foi o sistema nervoso: descem uns cabinhos amarelos, uns finos, outros grossos, do cérebro até as pontas dos dedos do pé. O sistema circulatório, todo isolado do resto – como é que conseguiram isolar? –, é lindo, uma obra de arte do cara que inventou a exposição. Mas essa beleza não bate a nojeira do resto.

A cor amarela dos cabinhos é nojenta. E o cérebro, o órgão mais humano do corpo, tem aquele aspecto de miolo de boi que eu comia quando era criança, à milanesa. A cor amarela dos cabinhos nervosos e o formato do cérebro, todo enrugado para caber no crânio, foram os vice-campeões do nojo.

O campeão foi uma idéia. Estou muito acostumado ao mundo do computador, da TV, do cinema e da literatura, em que as realidades virtual e digital fazem tudo automático e romântico, bem acabado e eufêmico, sem cabinhos nojentos como os postes e fios de eletricidade que dão às nossas ruas um aspecto de século XIX, sujo, concreto e anacrônico: a realidade interna do corpo humano está ultrapassada. Ficou evidente que os andróides, mistura de corpo, robótica e chips, tomarão a terra do futuro.

Ver que as ordens vão do centro de comando, já nojento, até as extremidades, por meio dos cabinhos amarelos nojentinhos, me deu uma noção melhor – no sentido de pior, mais realista – do que acontece dentro das pessoas, daquela gostosa ali, a caminho do mar. E acabou com a idealização romântica que ainda me restava sobre sermos mais alma que corpo, mais arte que ciência, mais emoções e sentimentos que razão, mais sonhos que administração do dia-a-dia. Acho que evoluí como pessoa, no sentido de que a realidade é melhor do que sonhos. Mas esse insights realistas são sempre uma merda; e merda é coisa de corpo humano. Alguém já viu algum ex-viciado realmente feliz, sem recorrer a novas fantasias religiosas?

Me deprimiu mais que o habitual. Tô de cama. Não sei como consegui escrever isto aqui. Deve ser porque meu subterrâneo, os Comentários, anda muito povoado. Estou achando tão legal o que acontece nos subterrâneos, mais vivo e mais importante do que o que acontece aqui na página de rosto, que precisei dar continuidade, botar pilha. O último post bateu recorde de comentários, 20. Tudo bem que a conta contém as minhas respostas e os comentários excluídos por arrependidos: isso faz parte do inconsciente, as exclusões, as tentativas de esquecer, de não ver, e das respostas e tentativas do ego de contatar o id e o superego.

Os subterrâneos do meu blog e da minha mente são mais bonitos que o subcutâneo do meu corpo. Um dia, ele estará totalmente subterrado. Ainda que bem que meus trabalhos, inclusive o blog, têm alguma chance de sobreviver a ele.

22 comentários:

Leituras disse...

Puta quiu pariu! Arrasoooooou!!!

Hildegard disse...

Fiquei feliz que mudou o final. Assim não vou ter pesadelos...
Beijos
HV
PS(depois vou fazer mais comentários)

Hildegard disse...

gueeee, que estranho...Eu, Hilde, sou "no idea". Explico depois!

Hermelino Mantovani disse...

Obrigado, Irajá, que bom que você voltou. E que gostou.

Hilde, a holandesa, voou para alcançar 'no idea'.

Helayne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helayne disse...

Hermelino...menino!!!

O que te aconteceu rapaz?
Tá bonzinho, tá?
Eu nem pergunto como foi o teu fim de semana pra nao ter que ver vc espirrar na cama...

(Rimou...estou me especializando em poesia)rsrsrrsr!

Ps: Holandesa (Hidelgard para os íntimos) Eu já escrevi três vezes pra vc...duas no Blog e uma por um e-mail que eu nem sei se é seu...mas...

Entao nao sei se vc leu!!!
De qualquer forma valeu!!!

(Eita! implaquei outra rima:::)

Ufa!!!

"Nivosa" Fiquei eu lendo esse monte de "gororoba"...um tal de cabinho pra cá e cabinho pra lá!?!

E como se nao fosse nada...ainda descreve com cor e tudo... Ave Maria!!! Fiquei com medo nao dormi a noite...foi uma loucura...

Eu devo ser a parte mais ignorante do seu subterrâneo... Será que eu tinha que estar na parte de baixo!!! Senhor...rsrsrsrsr...

Deus é pai e o Lulinha é rei...Deus me livre!!!

(Isso nao deu graça... )

Miolo de boi com bife à milanesa... O senhor deve estar querendo converter o povo ...

Todo mundo vai parar de comer carne!

É muita desgraça pra pouco cabinho...Chegou uma hora que comecei imaginar "O mágico de Óz"

... Siga os cabinhos amarelos, siga os cabinhos amarelos!!! Vêm Sam-Sam (minha cachorrinha) preciso de um cérebro!!!

Hermelino nao deixe "neder" te abater. Sabe? Com cabinhos amarelos vc pode fazer bonhequinhos ou bicicletas...e tbm dá prá fazer aviao... e robozinho!!!

Nao faz isso nao! Fazer terapia além de ser um pé no saco é muito caro!!!

Eu sou xarcuteira no pseudo primeiro mundo e nao tô pensando em cabinho?!? Será que eu deveria pensar? hummmmmmm...


(outra)... Hild... Tá sentindo?
... a rima...

Mantovani se você der um pulinho em Hospital Público... Surta!
Com tanta realidade...

E nao vai ser por causa de cabinho amarelo... Por isso, seja FORTE!!!

Essas artes todas que vc cita com tanta propriedade sao realizadas por gente cheia de cabinhos!!!

Será que os meus cabinhos sao amarelos?

Eu espero que de verdade o futuro seja de grandes vantagens e acontecimentos, mas, espero mais ainda que os homens respeitem seus corpos e semelhantes.

Alguns desses cabinhos me ajudaram a ser MAE!!!! Nao é maravilhoso???

Que "gostosa" Herme? Que é isso... tem "senhouras" lendo seu texto dos cabinhos e você vêm com essa história de "gostosa na praia"...

Eu Tô aqui pensando uma coisa... nao uma "coisinha" ...uma coisa...
Se eu for a parte de baixo desse latifúndio vc poderia me expulsar a qualquer momento!!!!


Vou começar a Rezar...Pra a queda ser suave e lenta:::

Levanta da cama!!!! Vamô!!!! Vai logo... Que é a "MIERDA" "mór" que tá mandando...

Que é isso Herme... vc quer me fazer chorar só por que eu nao chorei na última entrada...

Leituras...eu nao te conheço...mas, vc é profundo!!!

Só que prá puta parir também tem que ter cabinhos e de um montao de cores!!!!

Hilde...eu também fiquei com vontade de escrever "no idea" mas é que eu tenho um monte de cabinhos prolixooooosssss...

Irajá nao te conheço, mas nao fica triste que é pra já!!! Que maravilha poética...

Herme... nao chore nao!!!Você é linnndddoooo demmmaisss ...

Chega... se acabou... fim ...


Vou desconectar meus cabinhos para fazer outras atividades...BIP...BIP!!!

Beijo no Coraçao e sorte... e nao esquece da lanterninha...

Tchau Hilde... se nao recebeu o-mail me avisa ok!!!

Beijo

Helani (comentadora prolixa..."eu acho que sou" da parte cerebral do Hermélinu)Se nao for... já era!!!!

Helayne

Hildegard disse...

Helayne, voce me deixa zonza..rsrs
Li uma resposta sua no buenopues mas antes de ter a oportunidade de responder o site não estava mais disponivel... O que aconteceu??? Sumiu??? www.buenopues.blogspot.com
não é isso??? Tento entrar todo dia, mas sempre fala codigo 404: pagina não disponivel.
Não recebi nenhum email seu... Quem será o felizardo que recebeu esse email?
Beijos,
Hilde

Unknown disse...

Oi Hilde... Nao fica zonza nao!!!

Tranquila... senao funde os "cabinhos"...rsrsrsrs...

Eu tô agora neste endereço aqui:

Anota aí fiá!!!

http://passaradadeolaria.blogspot.com/

Vê se passa por lá... com "mojito" ou sem "mojito"... de qualquer maneira a gente se fala aqui ou acolá!!!

Beijao!!!

Hilde... "cê" viu que eu bati meu "record" de prolixidade...

Eu escrevo e vc conta quantas linhas deu ... tá?

Eu tô ficando boa nisso...

Coitado do Herme... lindo.... Eu peguei o subterrâneo dele pra Cristo... Eu tenho que aproveitar enquanto ele nao me expulsa!!!

rsrsrsrrsrsrs!!!!!

Um beijo no coraçao e até... vai lá ver tá "bunitinhu"...

Tchau...senao eu comento o meu próprio comentário...





Tchau.

Helayne

Anônimo disse...

Uma vez, num velório de uma velhinha, o padre disse: "nosso corpo é um burrinho, que carrega nossa alma, durante a nossa vida". Honestamente, prefiro essa interpretação, do corpo como "acessório", "veículo". Assim, fica mais fácil de encarar os tais "fios amarelo nojentos". Também me consola saber que a depressão é um defeito nessa rede elétrica... Não é da alma, é do burrinho...

Hermelino Mantovani disse...

Sérgio Murilo,

Gostei do burrinho. Bela conversa para um velório, heim? Consoladora.

Helayne, vai aprendendo... Viu só? Um comentário com siso.

Unknown disse...

Sérgio Murilo... eu concordo com você... prefiro um velório animado!

E pra você Hermelino... Nao sou uma pessoa concisa... (choro)Infelizmente ou felizmente... mas, a vida tá ensinando!!!

Helayne

Hermelino Mantovani disse...

Helayne, deixa eu passar a mão na sua cabeça: lugar de chorinho é aqui (menos o gênero musical, que depois de uns dois, enche o saco, e o lugar é boteco).

Não desanima: a sua última postagem foi... concisa!

Unknown disse...

Eu sou Brasileira (Graças a Deus!)... nao desanimo nunca. Se desanimar...Eu Paro e se parar eu morro.E como nao quero que Sérgio Murilo tenha que dar uma passadinha no meu velório tao cedo! Prefiro andar coommprriiddooo e sorrir.(Mesmo que em dias cinzas seja inevitável chorar)... Faz bem pro meu corpo e bem pra minha alma... Sorrir e fazer sorrir.

Sorte!

Helayne

Hildegard disse...

Hermelino, antes que você acha que só entro aqui para falar com Helayne:

Bom, estou olhando para o meu computador que tem "janelinha" no gabinete dele. Lá dentro tem cabinhos de varias cores, plaquinhas, luzes azuis e verdes que piscam e um ventilador que roda constantemente. Acho o máximo, me lembre de um cérebro, adoro olhar lá dentro!

Também adoro assistir programas na TV que mostram cirurgias, especialmente as com coração pulsando.
Acho que puxei o meu pai que, sempre quando ele teve que fazer uma cirurgia com anestesia local, pedia para o cirurgião colocar um espelho, para ele poder assistir tudo direitinho.
O corpo humano é uma máquina linda e útil, que, sim, um dia quebra de vez como todas as máquinas. Mas pense no prazer que o seu corpo pode te proporcionar! Antes da morte o corpo e a alma estão indissociavelmente ligadas (pfffff, custou traduzir “onlosmakelijk verbonden” rs), mas eu não diria que a alma fica presa no corpo. A alma é capaz de (ab)usar do corpo, mas não precisa dele. O corpo, por outro lado, não é nada sem a alma.
“Mens sana in corpore sano” E VICE VERSA!!!!
Beijo,
H.

Hildegard disse...

Helayne:
134 !!!!!

Unknown disse...

Dá licença que Eu assumo que vim falar com a "Hidelgard"!

Você é M A R A V I L H O S A ...
Como diria o outro: Tudo de bom!

Hilde... "134" de um comentário só ou de todos que já escrevi... vc tá contando o do Sérgio Murilo tbm?

Rsrsrsrsrsrsrsrsrs...

Um beijo enorme no coraçao...

Helayne

anna disse...

manovani, coisa mais misteriosa: comentei aqui de tarde, vi publicado e agora ele sumiu...

tá me limando????

Hildegard disse...

Anna, você postou o seu comentário na postagem do "sacumé" e não na "O corpo humano é..." rsrsrs

Hermelino Mantovani disse...

Anna,

Vc percebeu a Hildegard? Ela é uma holandesa que voa pela rede e pelo blog: encontrou seu comentário em outra postagem, Sacumé, nome que ela mesma inventou!

Tô bem acompanhado ou não, fala a verdade? Principalmente agora que você voltou.

Eba!

anna disse...

segunda tentativa de comentar depois de me inscrever no google, nome, senha etc etc...

enfim, não tenho loção de barba de como fiz prá comentar lá no sacumé.

sorry!

Andreia disse...

Hermelino, meu caro! Parabéns pelo novo recorde!!! :D

Gloria disse...

Nossa Hermê, ri muito . O Irajá tem razão. Esse texto arrasou. Só não entendi como é que vc. foi entrar nessa. Comprar esse peixe e ainda pagar pra ver. Tava na cara que vc. ia ficar de cama!
Quando soube da pérola que era o "roteiro" dessa exposição logo pensei...esse cara tá babando e solto.
No entanto, no seu caso de escritor e no meu de leitora,o que valeu vc. ter ido é que depois da catarse, só podia sair (com) esse puta texto legal!