segunda-feira, 2 de julho de 2007

Músicos são caipiras que tocam o sublime

Músicos são artesãos: eles lidam com palheta de bambu, breu para a crina do arco, calibre de corda, pedal de guitarra. Estão preocupados com habilidade manual. Só que, dada à contingência única de a música ser uma linguagem feita de sons, como a fala, mas de outros tipos de sons, que não significam nada verbalmente e, justamente por isso, falam diretamente aos nossos sentimentos, os músicos lidam com um material que toca a alma.

As mulheres amam os músicos. Mulheres jovens ou pobres de espírito, das que gritam histéricas para o Beatles (música sublime) e para o Harmonia do Samba (música de chiqueiro). E os músicos, amados pelas mulheres, se acham no máximo: não lêem e não fazem análise. No apogeu de seu desenvolvimento, se convertem ao budismo.

Claro há exceções, mas exceções existem com o propósito único de confirmar regras.

Cineastas comandam exércitos e todas as outras artes e acham que música só serve como trilhas sonoras. Consideram seu trabalho mais importante que a cura do câncer. Quando cineastas conversam, a gente se cala e escuta, embasbacadamente. E sai de fininho, para não ter que sorrir condescendentemente. Se estão num ambiente com música ao vivo, eles não interrompem sua conversa, muito mais importante que a música e a atmosfera de celebração que só a música pode criar.

Os artistas mais úteis são os escritores, que lidam com a linguagem mais prosaica, a fala e, assim, podem se comunicar com a maioria. E também porque lidam com os pensamentos e os sentimentos mais complexos. Um escritor pode mudar a vida de uma pessoa, muito mais do que qualquer outro artista. Todos os artistas tocam o sublime, nos oferecem objetos de contemplação, de beleza sublime. Mas quase todos são malucos, como Picasso. O escritor tem a chance de se melhorar, como ser humano, por força do próprio ofício. Ele é obrigado a pensar com mais linearidade, a lógica da linha, do papel ou do computador, a qual é abolida pela poesia. A linha concatenada, lógica, aproxima a prosa da ciência e da matemática, nossas melhores fontes para a verdade, a realidade e a exatidão. Menos fantasia. As artes são o reino da fantasia, do belo e do erro, onde o errado pode ficar bonito e humano. As religiões primam por ser o reino do erro, do inverificável e da fantasia; da paz de espírito, para quem despreza ou teme a verdade e a realidade.

Cineastas conseguem ser úteis porque a base de seu trabalho é a literatura. Música não é eficaz ao desenvolvimento pessoal, mas a Educação Musical, sim. Como o xadrez.

Poetas são menos importantes que os romancistas porque a musicalidade da poesia os atrapalha. A música os faz valorizar mais a forma. E eles desprezam a linha. Recomenda-se eliminar as rimas e aliterações da prosa: para ela se distanciar da poesia, e por tabela, da música. A rima e o ritmo da poesia desviam o pensamento racional do leitor.

Os homens mais importantes da história se comunicaram pela prosa: Shakespeare, Tolstói e Freud. E todos os cientistas. Mas nada é perfeito, a Bíblia e todos os outros textos religiosos também são... textos.

Guilherme de Almeida Prado, o cineasta para quem musico todos os filmes desde A Dama do Cine Shanghai, me deu Ela, de Rubem Fonseca. Hoje chorei muito lendo o conto Alice.

20 comentários:

Hildegard disse...

Acabei de ler "Alice". http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/151106/trecho_ela.html

Achei ele um conto lindo, mas não fiquei emocionada. O que ele tocou em voce que chorou tanto?

Bjs.

Hermelino Mantovani disse...

O pai colocar o bem do filho acima da moral esperável. A coragem de colocar o particular acima do bem geral que, no caso, seria prender sempre quem pratica pedofilia.

E há tão poucos casos em que o crime compensa para a vítima.

E é tão difícil definir o que é crime. Se fosse uma menina relacionando-se com um professor nas mesmas condições, será que o pai aceitaria?

Chorei por vários motivos. Acho que, principalmente, porque sou pai.

Helayne disse...

...A vida com trilha sonora tem outro sentido, a gente poe som em tudo o que faz e se nao tem inventa, sopra, batuca... a poesia está em saber o tom que queremos dar para as nossas vidas.Eu acredito que música também tem papel político, papel crítico...Daí, tem faltado qualidade, pois, a música também está dividida nao por suas diferenças, mas principalmente pela desigualdade social (musicalmente)falando! Ela (a música) vai refletir essa linha entre uma coisa e outra.
Uma criança nao sabe o que é música se nao dá a sorte de encontrar alguém que de sentido, significado e que construa uma parte de sua trilha sonora.... para sua própria construçao futura.(nao falo apenas de partituras)

Tantas vezes um povo cala! (e nao é só para cineastas). As pessoas calam para imagens e sons... idolatram seres iguais,com uma diferença:sao pessoas comuns que possuem trilha sonora... a TV vai e poe trilha sonora, vai o cinema e poe trilha sonora, a propaganda vai... Isso é ruím? NAO!

Desde que a sociedade dê condiçoes iguais para a produçao de música, música para todos os ouvidos...

Os artistas mais úteis sao aqueles que com sensibilidade nao compram um povo, através de coerçao...música de rico e música pra "probre"

VENDE-SE: coerçao desde a mais singela até a mais brega possível...

Adivinha quem escreveu? Te dou um doce se adivinhar!

Te mando um presente e se fechar os olhos depois de ler vai escutar a música que mandei também!



Moleque, nessa hora tua mansidão me comove.
Estende-se ao solo de mais uma rua aberta.
Quase deserta…
Dorme!
Manômetro Humano. Inclina teu corpo e cobre tua alma em manta de estrelas azuis.
Sopro… Te sopro.
Já te faz-de-conta, tempo de espera …
Um olho abre o outro fecha.
Nao. Nao desperta.
Dorme!
Se eu fosse você, dormiria até de manha.
Mas, que fique BEM acordado.

Teus sonhos irao acoimar toda essa gente fuinha que te fulminou até desaparecer.
Prenunciar de antemao tua liberdade te fez crescer só.
Renasce da solidao a cada dia e promulga teu apelo com a arte da prontidao.
Estado de alerta rapaz!
Noite…
Se pudesse te salvaria desse daltonismo.
Te regalaria umas dessas promoçoes de prateleira de supermercado:
Tu adquires uma família de qualidade e levas de graça educaçao.
Formularia em vestibular tua vida dadivosa e proibiria a esmola que se propoe a aceitar.
Teu corpo gútifero respingado de orvalho.
Te acalento…Te sopro…Agora ...
Desperta!
Tens permissao para despertar.
A luz, os pássaros acordam no meio do cinza. Levanta depressa.
Teu sonho.
Esquece...
Apenas mais uma noite dessas que dormistes embalado pelo espírito do luar.

Creia, nessa hora se ouve música... e cada um tem sua trilha sonora... mesmo que nunca saiba oque é uma "trilha sonora"

Helayne disse...

Tá comprido pra caramba!
Prolixo pra caramba!
Dá sentido!
Legal!

Gosto de comentar comprido pra você!

Sorte!

Helayne disse...

Neder eu tive uma idéia!!!!

Eu vou escrever no "BPN" que eu comento o seu Blog todas as segundas...

Tipo coluna...eu vou começar a escrever nos seus comentários... Eu também sou "depre"... Boa idéia!!! Como diria o Artur e a Lara...

Melhor que entrada com música e bandeirinha...

é brincadeira!!!!rsrsrs

Será?

Helayne

Hermelino Mantovani disse...

Helayne querida,

Sua presença nos meus subterrâneos é luz, apesar do tunel comprido que temos que percorrer para enxergá-la.

Que Artur e Lara são esses? Uma vez, conheci um casal Arthur e Lala.

Parece boa a idéia de escrever no BPN (viu meu comentário lá?): a gente se divulga. Seremos famosos um para o outro e deprês para nós mesmo.

Sinto falta da Anna nos últimos posts. Você também a conhece? Andréia tem dado as caras: outra luz. Gostou de ser apresentada à holandesa voadora?

Helayne disse...

Mantovani, meu lindo...Viciei em você... e olha que o vicio era da Andreia!!!(Ainda é)

Artur(7) e Lara(6) sao meus filhotes...Minhas luzes!!!E eles também sao compriiiiidooosssss....

Ah... Mantovani...Mantovani...tu nao viu o Artur e a Lara nas fotografias? Em que Blog "cê" entrou rapaz?!?

Agora...Presta antençao!

Mantovani... nao reclama e anda rápido ...usa uma lanterna!!! Depois apaga e me encontra por lá... no fim do túnel.Cara preguiçoso... sô.

Eu sei o motivo da Anna nao escrever,eu ocupo muito espaço!!! Além de comprida sou muito espaçosa... Tem que me limitar em 40 palavras por comentário.

Acho que é hora de dizer Adeus!

Antes quero fazer um apelo público:

Anna ...volta!!!!

Pronto.

Ps: Vi seu comentário no Blog e foi uma grande honra. De verdade. Muito obrigada...

Ps2: Também li sobre José Paulo Paes e me encantou. Eu acho que gosto mais de Cora Coralina...mas ele é bom (olha eu...que metida)

Ps3: Eu nao sou deprê nao...foi brincadeira de auto-promoçao...e você caiu direitinho!!!rsrsrsr...

Agora eu vou embora de verdade...

Adeus.....Adeus....Adeus......

Ah... Espera!!!

Ps4: Holandesa... um beijo no coraçao e corre que o túnel é grande!

Um beijo no coraçao Herme... e SORTE!

Helayne (a espaçosa)

Hildegard disse...

Hm, Helayne (ou é Anna?). Porque vocês não podem existir nas subterrâneos ao mesmo tempo? Tem lugar para todo mundo, como nem no coração de uma mãe com 12 filhos.. We are all equal, but some are more equal than others..rsrsrs.
Um beijo para você (não Hermelino, essa vez o beijo não é para você)

Helayne disse...

Sou eu Holandesa Voadora!!!
Caramba!
Cacildes!

Que emoçao... tá sabendo que agora eu comento Blog do Neder toda segunda-feira? Só pra confirmar sua presença!Comentários suuuuper inteligentes e dinâmicos...e agora eu acerto o Português!!!! Comprei um dicionário.

Puxa!!!

A HV entrou em contato de primeiro grau comigo... tô feliz!

"HM" ... O que é HM?!? Sou eu a HM??? é que o Tico e o Teco nao funcionam direitinho... Já deu pra perceber?

Entao...eu tô recebendo um montao de e-mail...todo mundo achando que é publicidade... que eu sou a Anna e a maluca da Helayne ao mesmo tempo...

Nao Holandesa, eu nao sou Anna, nem a Anna "é" Eu. Assim você me confunde... Nao faça isso...pode ser fatal!

Você quer que eu faça uma poesia pra você também??? Eu já fiz pro Neder... ele nao falou nada,só que... quem cala consente...entao eu acho que ele gostou!!! Sacomé?

Holandesa meu inconsciente tá sozinho e triste ... "Cê" pode passar por lá e fazer comentário pra mim também... só que é lá no Blog (buenopuesnada)...o Neder já é intimo, ele nao fica bravo de eu ficar aqui fazendo propaganda... no subterrâneo dele!

Ai eu ganhei um beijo seu...que maravilha!!!

Helayne disse...

Holandesa...vamos fazer uma campanha pra Anna voltar?

Um beijo enorme

Helayne

Andreia disse...

Esta vez não ia dizer nada, porque acho que você já disse tudo ou quase. Mas fiquei com uma tremenda inveja da Helayne que me deixou sozinha no MSN porque queria escrever umas 'coisinhas' lá no blog do Hermê'. Então... gostei muito do texto exceto pelas 'mulheres jovens ou pobres de espírito, das que gritam histéricas'. Eu gostaria muito de poder ver meus ídolos algum dia, e se isso acontecer quero gritar muito! Muito mesmo! Histérica! Mesmo sabendo que será muito complicado; em parte porque alguns já morreram, e também porque sou dessas que morrem de vergonha de gritar. No final soltaria apenas um suspiro, mas um suspiro com vontade de grito. O 'jovem' não está mal...mas o 'pobre de espírito' e 'histérica', sei não hein!
Beijo ;)

PS.Pera lá... não queria ser desmancha-prazeres, mas para que a campanha prá Anna voltar funcione, primeiro ela teria que voltar, não? A não ser que ela tenha regredido à categoria de mero transeunte...

Helayne disse...

A Andreia escreve bem pra caramba!!! Meu Deus!!! é isso...
ô menina danada, gente!!!
Tá vendo... além de suporte técnico...escreve pra caramba...

www.buenopues.blogspot.com (rsrs)

E eu "pregunto"... Onde está a Anna?

Essa é a pergunta que nao quer Calar...

Volta Anna! Volta Anna! (AndreiaAndrayne) Ajuda a gritar!!!

Opá! Andreia e se...

Holandesa Voadora...você é a Anna?


Helayne

Hermelino Mantovani disse...

Meu subterrâneo pirou! Também quem mandou ter só mulheres no meu inconsciente.

SOS, Rodrigo-não-quer-abrigo!

Homarada, está na hora de socorrer seu camarada (dispenso comunistas de carteirinha, só usei 'camarada' por causa da rima, bem entendidos? Entendidos são bem-vindos)

Falando nisso, Andreia, para os Beatles, até eu gritaria histérica. Acho que meu lado gay se realizaria totalmente, sem que eu tivesse que experimentar a "coisa toda", sacumé, né?

Sim, Helayne, a Andreia escreve muito bem.

By the way (só uso inglês quando não encontro nada melhor em português, não é frescura, nem metidez. E para não me repetir, já que acabei de usar 'falando nisso', e não gosto muito de 'aliás', vai de 'by the way' mesmo), tô precisando de um suporte técnico. Será que Andreia... toparias?

Hilde, vc vai se sentir em casa no blog das Garotas Andrayne (sacou Andrayne, né? Andreia + Helayne. Parece Lucineide, né? Mas o blog delas desmente a Lucineide): é tudo tão bonito, tão chique, com música de fundo bem escolhida. Poesia legal, como a que Helayne fez pra mim. O BuenoPuesNada parece casa de gente rica descolada.

Só dá um certo trabalhinho porque é meio pesado, com música, muita imagem e os textinhos da Helayne. Mas num estado zen, a gente se sente muito bem por lá.

Alguém aí tem o email da Anna?

Ata disse...

Ahan, Andreia, entao é aqui que você se esconde? Agora descobri o que minha querida esposa faz pelas tardes. Seu Hermelino, dá licença que eu vou entrando. Sou o digníssimo marido da "parte A" da dupla Andrayne. Como vi que as mulheres (bom, 90% é a Helayne, pra variar :-) tomaram completamente o espaço, me ofereço como voluntário para igualar um pouco as forças.

Um abraço,
Ataualpa.

Hermelino Mantovani disse...

Ataualpa,

Bem vindo!! Um varão me ouviu!!

E que belo nome! Por favor, explique a sua origem (do nome, é claro) para os leitores.

Hermelino

Andreia disse...

Puxa vida! Suporte técnico do Hermelino! Isso é chic demais da conta! (meu minerês vem à tona com força quando estou emocionada) Mas devo confessar que estou me sentindo a encarnação da propaganda enganosa, como a das facas Guinso, lembra? Aquelas que cortam tudo, menos as meias Vivarinas. Bom, mas eu topo tudo, como não? (bom, tudo, tudo não, que o maridão tá aí na espreita, sacumé, né? (se me permite apropriar-me dessa pérola da concisão linguística!))

Um abraço

Ata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ata disse...

Oi, legal estar por aqui.

Bom, assim a Andreia não reclama que só temos uma atividade em conjunto :-P

Atahualpa (sim, meu nome falta um "h") foi o último imperador Inca, morto por Pizarro durante a invasão/ocupação/genocídio espanhol (nada contra os espanhois, tanto que adotemos a Espanha faz 2 anos como nossa morada).

Não menos famoso foi Atahualpa Yupanqui, musico Argentino que morreu na França em 92 (se nao me engano), que sofreu muito durante a ditadura argentina e se transformou em um simbolo da resistencia.

Bom, em resumo creio que é isto,
abraços,
Ata.

Hermelino Mantovani disse...

Ataualpa, Irajá e Hermelino, que trio! Caipiro-latinoamericano.

O mundo não merece.

By the way, o site com as músicas e a história da carreira musical do Irajá está muito legal. Há alguns arranjos e vilões meus por lá, sob Hermelino Neder e Sociedade Secreta.

Ouviver www.irajamenezes12anos.blogspot.com

Hildegard disse...

Não sou a Anna não... Ela não faz erros em Portuguese o bastante para ela ser eu (ou vice-versa)...
CLARO que eu quero que Helayne faça uma poesia para mim tambem!!!!